LIDERANÇA EMPRESARIAL (lucas)
LIDERANÇA EMPRESARIAL
"Um líder forma e partilha uma visão, "O principal objetivo da liderança empresarial é a obtenção de resultados. A necessidade da liderança perseguir e obter resultados é pouco divulgado, pairando sobre a área mitos e crenças e "achismos". O líder empresarial é, e sempre será, cobrado por resultados. E não quaisquer resultados, somente os resultados acordados e negociados. O que se deve primeiro discutir é quais são ou deveriam ser os resultados cobrados e esperados de um líder? Aqui há outra polarização, pois uma maioria míope enxerga, ou pelo menos é o aspecto dos resultados o mais divulgado, o resultado financeiro, o lucro com o principal resultado. Nada contra o lucro, é essencial à sobrevivência de quaisquer empresas, mas enxergar o resultado financeiro como único, é uma visão míope do que está envolvido tanto na liderança como na perenidade de uma empresa. Todas e quaisquer empresas trabalham com 4 públicos distintos: - os acionistas ou proprietários; Todas e quaisquer lideranças empresariais obrigam-se ou precisam ser medidas por alcançar os resultados acordados, junto a estes quatro públicos diferentes. RESULTADOS JUNTO AOS ACONISTAS OU PROPRIETÁRIOS RESULTADOS JUNTO AOS EMPREGADOS RESULTADOS JUNTO AOS CLIENTES RESULTADOS JUNTO À SOCIEDADE Estas são as quatro áreas de resultados que todos e quaisquer líderes têm que trabalhar, inclusive você. Obter estes resultados é como andar em uma corda bamba. O líder tem que servir a agrupamentos de pessoas que têm desejos e necessidades que se opõem, exigindo um conjunto de competências para o balanceamento entre os resultados demandados pelos quatro públicos distintos, difícil de ser obtido. Por isso o líder é tão raro e caro. E já dissemos, apesar de haver uma corrente quase religiosa, pois beira a crença, e não suportada por fatos observados e científicos, a liderança pode ser aprendida, mas somente por um número reduzidíssimo de pessoas. Encarar o líder como servidor é só enxergar um meio. O líder serve aos quatro agrupamentos de pessoas mencionados acima. A liderança empresarial, na realidade, é um realizador, uma pessoa de ação que conduz a empresa aos múltiplos resultados acordados e balanceados, junto aos seus quatro públicos-alvos. A pragmática empresarial exige uma desvinculação de teoria, conceitos, proposições e cenários. A pragmática empresarial está umbilicalmente conectada à obtenção de resultados. A pragmática empresarial exige resultados. Liderança empresarial é definida e marcada por alcançar resultados. Se a liderança não realizar os resultados acordados e negociados, não é liderança empresarial, mesmo e apesar de ter servido a Deus, ou ao diabo. Liderança empresarial é a liderança que apresenta resultados. Servir é o meio, meio de coesão, forma de aglutinar as forças, não somente as disponíveis, mas as necessárias e suficientes, e as dirigir, orientar para alcançar os resultados acordados e negociados. A semana que vem trataremos da amplitude dos resultados da liderança, que no fim é como a liderança empresarial pode e deve ser medida. Através dessas medidas poderemos ter uma idéia de quais são as competências da liderança empresarial, que contém a liderança servidora, mas é bem maior do que esta. Você é um líder na sua empresa. Você está capacitado para exercer a liderança no seu conceito pragmático de resultados, atendendo os 4 públicos distintos citados acima, através de: - repartição de recursos e na obtenção de resultados esperados e acordados? E na celebração e compartilhamento do sucesso? |