1ª aopstila do professor Oto
ADMINISTRAÇÃO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE
(Apostila – 1ª parte: 09 pg.) Organizador: Oto Malta
Administrar é coordenar as ações das pessoas visando um objetivo, ou a realização de uma tarefa; a administração é abrangente, atuando em várias áreas: financeira, logística, de pessoal, de produção, de processo, comercial (onde o cliente é o assunto principal), etc.
Vamos analisar o pensamento de muitos cientistas, escritores, pesquisadores, empresários e gestores. Cada um com seus métodos e teorias, que devem ser consideradas menos antagônicas e mais complementares; o importante é assimilar os conceitos
As empresas estão considerando a importância de entender o comportamento do cliente como uma chave para o sucesso.
A satisfação do cliente passou a ser a razão do negócio, ou segundo Peter Drucker, criar e manter clientes satisfeitos.
Ganhar dinheiro seria uma necessidade, não um objetivo.
Todos precisam alimentar-se para sobreviver, mas comer não é a razão de ser da nossa existência.
Naturalmente, uma empresa precisa ter faturamento e lucro, mas ganhar dinheiro apenas não é motivo suficiente para que a sociedade sustente a organização empresarial. Uma empresa emprega pessoas, compra bens e serviços, recolhe impostos, fornece produtos, gira capital, desenvolve tecnologia, etc. Portanto, serve seus membros e os membros da sociedade, suprindo suas necessidades e deixando-os satisfeitos.
O comportamento do consumidor é um conjunto de reações ou respostas dos indivíduos a determinados estímulos, os quais decorrem de fatores pessoais, ambientais, situacionais e de marketing (Limeira, Tânia M.V. 2008).
O conceito de estímulo é de incentivo externo, se for interno é motivação.
Na administração com orientação voltada para o cliente (ou mercado), a pesquisa é voltada para o pleno entendimento das necessidades e desejos do cliente.
O comportamento do consumidor envolve muitos “atores” diferentes. Além dos três mais conhecidos (consumidor, comprador e pagador) podem participar do processo uma pessoa que forneça referências ao produto (influenciador) facilitando ou dificultando o ato da compra.
CLIENTE
· Dicionário comum: “Quem se vale dos serviços de um médico, dentista, advogado, empresa. Quem compra. Freguês”.
· Dicionário de negócios: “Consumidor”.
· Dicionário de marketing: “Forma pela qual os publicitários designam os anunciantes, os empresários em geral quando vinculados a uma agência de propaganda. Divididos em mercado alvo podem ser consumidores, industriais, revendedores, empresas governamentais e internacionais.
Constituinte, em relação ao advogado, ao procurador”.
· Em inglês: Customer, client.
A palavra cliente contém um sentido de troca, uma equivalência comercial, uma negociação.
Como foi colocado no início, a administração é abrangente e implica em atuação nos vários setores: financeiro, de pessoal, logístico, tributário, de produção e comercial – o foco das nossas aulas.
A visão das pessoas sobre setor comercial (marketing, vendas, propaganda) pode ser distorcida, uma imagem de atividades meio suspeitas, enganadoras. Até o inferno tem seu marketing.
Na verdade, todos somos clientes e sempre negociamos alguma coisa.
Estabelecidos os conceitos e antes do detalhamento dos tipos dos clientes, é interessante lembrar o roteiro administrativo básico, a partir do qual devem ser desenvolvidos pesquisa e planejamento e a correlação com o cliente.
Por outro lado, é válido estabelecer uma noção do inter-relacionamento organizacional.
PESQUISA E PLANEJAMENTO
Fatores externos Fatores internos
RESULTADOS |
AMBIENTE |
CLIMA |
CULTURA |
PONTOS FRACOS PONTOS FORTES |
AMEAÇAS OPORTUNIDADES |
RECURSOS DISPONÍVEIS |
Como começar as pesquisas? Onde pesquisar?
Para qualquer tipo de organização, independente da sua atividade ou do seu porte, tanto para entrar no mercado como para permanecer operando de forma sustentável, devem ser avaliados os recursos disponíveis e fatores de influência sobre a organização, que podem ser externos e internos.
Fatores externos são aqueles que embora situados fora da empresa ou organização, exercem forte influência sobre ela. Os mais “próximos” são os clientes, fornecedores, concorrentes, sindicatos, agências de regulamentação. Representam o ambiente onde a organização está inserida.
Os fatores internos são os recursos disponíveis (capital, pessoal especializado, instalações, equipamentos, veículos, etc.), o clima e a cultura da organização.
Os resultados das pesquisas no ambiente vão revelar as ameaças e oportunidades existentes, e os resultados das análises dos fatores internos vão descobrir os pontos fortes e os pontos fracos da organização.
A esta altura do conhecimento pode ser entendida uma definição de administração mais evoluída, baseada nos conceitos de Porter:
“Administrar é utilizar métodos e processos de pesquisa e planejamento visando analisar a empresa como um todo e prever a futura evolução do mercado, avaliar o ambiente e sua própria situação e utilizar esta análise para desenvolver uma estratégia competitiva e sustentável em determinado ramo de negócios.”
TIPOS DE CLIENTES
Genericamente, o CLIENTE é todo aquele (pessoas, segmentos e organizações) que mantêm contato com a empresa ou a quem você direciona seus serviços ou produtos.
Podem ser classificados em quatro tipos básicos:
CONSUMIDOR – COMPRADOR – PAGADOR- INFLUENCIADOR.
O consumidor ou usuário é aquele que vai utilizar o produto ou serviço. Ele pode até reunir as três primeiras características, pode comprar, pagar e usar o produto ou serviço, mas nem sempre isto ocorre.
O comprador é quem realiza a compra, quem autoriza o fornecimento, quem assina o pedido. As compras do supermercado podem ser feitas pela esposa ou um dos filhos, pagas pelo marido e consumidas por toda a família.
O pagador, como a palavra define, é quem efetiva o pagamento. Os diversos departamentos de uma empresa (usuários ou consumidores) enviam suas solicitações ao departamento de compras. O comprador adquire os materiais na praça e as despesas são pagas pelo departamento financeiro.
O influenciador é aquele que exerce influência sobre a decisão de adquirir ou não adquirir um produto ou serviço. Esta influência pode ser expressa diretamente através de uma opinião ou indiretamente por uma atitude.
Uma pessoa conhecida pode emitir uma opinião favorável sobre o veículo que ela usa, levando o ouvinte a comprá-lo.
Um casal acompanhado do filho de 25 anos chega na concessionária de automóveis. Qual deles vai usar o carro? Quem decide a compra? Quem vai pagar? Para uma boa negociação é necessário distinguir bem o tipo do cliente e estabelecer o contato adequado.
OUTROS TIPOS DE CLIENTES
EXTERNO – também conhecidos como clientes finais. São os que mantêm financeiramente a organização, adquirindo produtos ou serviços.
INTERNO – componentes do grupo de trabalho: diretor, gerente, chefe, colega, subordinado. São as pessoas às quais direcionamos nossos serviços ou que recebem algum tipo de produto, necessário à realização do nosso trabalho.
PESSOAL – aquele para quem sua empresa fornece produto ou serviço personalizado, capaz de satisfazer as expectativas (desejos e necessidades) de forma consistente.
DA CONCORRÊNCIA – parcela de clientes que sistematicamente prefere adquirir produtos e serviços de outra organização. Neste caso, não se pode pensar só em preços; derrubar a concorrência significa criar um alto nível de relacionamento com os clientes – melhor, mais rápido e mais duradouro que os concorrentes possam fazer.
LUCRATIVO – é a pessoa, segmento ou empresa que ao longo do tempo rende um fluxo de receita que excede por margem aceitável o fluxo de custos de atração, venda e atendimento da empresa relativo a ele (o cliente).
Processo para administração de conflitos com os clientes:
1 Verificar os fatos.
2 Ouvir as partes envolvidas (em conjunto ou separadamente).
3 Ouvir as testemunhas.
4 Verificar responsabilidades.
5 Estabelecer critérios.
6 Propor acordo.
7 Estabelecer valores.
“O IMPORTANTE NÃO É APENAS VNDER O PRODUTO OU O SERVIÇO, MAS CONQUISTAR O MERCADO”. |
COMPOSTOS DE MARKETING: 4 P’s e 4 C’s
Os 4 P’s:
Classificação das ferramentas de marketing popularizado por Mc Carthy, que em seu conjunto formam o composto de marketing conhecido por 4P’s.
Produto
Preço
Praça (pontos de distribuição-lojas, distribuidores, representantes)
Promoção (propaganda, publicidade, merchandising)
Demonstrar a capacidade de atingir a satisfação dos consumidores: os estímulos de marketing devem estar adequados aos 4 P’s para incentivar o desejo de compra e atender às necessidades dos consumidores.
Os 4 C’s:
Cliente
Conveniência
Custo
Comunicação
Método para dividir os mercados globais, desenvolvido pela Young & Rubicam, combinando o perfil sócio-econômico do consumidor com respostas a 22 tipos de estilos de vida.
Cross Cultural Consumer Characteristics (características culturais comparadas dos consumidores.
Evolução da Administração no contato com o cliente:
Básico vender o produto ou serviço.
Reativo encorajar o contato com o cliente.
Responsável pós-venda imediato.
Pró-ativo pós-venda contínuo.
Parceria trabalho conjunto com o cliente.
De relacionamento interação com os fatores de influência internos e externos
O comportamento do consumidor é um conjunto de reações ou respostas dos indivíduos a determinados estímulos, os quais decorrem de fatores pessoais, ambientais, situacionais e de marketing (Limeira, Tânia M.V. 2008).
O conceito de estímulo é de incentivo externo, se for interno é motivação.
Na administração com orientação voltada para o cliente (ou mercado), a pesquisa é voltada para o pleno entendimento das necessidades e desejos do cliente.
NECESSIDADES X DESEJOS.
Necessidade é uma carência não satisfeita.
“Necessidade é uma condição NÃO satisfatória de um cliente, que o leva a uma ação que tornará esta condição melhor”.
A necessidade nasce de um desconforto do cliente, nas condições físicas ou psicológicas das pessoas.
Geram necessidades uma barriga vazia, um corpo desprotegido, o isolamento social, o tédio, a falta de apoio emocional dos seres amados, o amor não correspondido.
“Desejo é a vontade de conseguir MAIS satisfação do que o absolutamente necessário para melhorar uma condição não satisfatória”.
Quando os seres humanos querem levar suas condições físicas e psicológicas a um nível além da satisfação mínima, surgem os desejos.
A satisfação mínima das necessidades é necessária, por outro lado, a satisfação dos desejos é pretendida, ambicionada, cobiçada, mas não é essencial, imprescindível.
Pirâmide de Maslow
Maslow foi um psicólogo e pesquisador do comportamento do consumidor que estabeleceu um critério de prioridades para o atendimento (satisfação) das necessidades humanas.
Suas pesquisas envolvem fatores que dão referências para os profissionais de marketing compreender melhor a mente do consumidor e criar estímulos de compra para satisfazer as necessidades de um determinado público alvo.
Público alvo é um grupo de consumidores dotados de preferências semelhantes que podem ser satisfeitos com um tipo de produto ou serviço.
NECESSIDADES
BÁSICAS OU FISIOLÓGICAS |
DE SEGURANÇA |
STATUS SOCIAL |
AUTO ESTIMA |
REALI- ZAÇÃO |
BÁSICAS: comida, respiração, água, sono, sexo, temperatura adequada.
DE SEGURANÇA: abrigo (moradia), estabilidade no trabalho, saúde, propriedade, defesa e proteção.
STATUS SOCIAL: amizade, família, respeito, aceitação, interação com as pessoas.
AUTO-ESTIMA: ser apreciado, reconhecimento, promoções, responsabilidade por resultados.
AUTO REALIZAÇÃO: trabalho criativo, desafios mais complexos, autonomia, participação nas decisões.
COMPOSTOS DE MARKETING
Os 4 P’s – Relação de características e atributos do MKT externo.
VARIÁVEL CARACTERÍSTICAS ATRIBUITOS
Produto Bens ou serviços ofertados Desenho do produto
pela empresa Garantia/Ass. Técnica
Detalhes físicos
Valor de uso
Preço Quantia que o consumidor Valor pago
terá de gastar para obter o Prazo de pagamento
bem ou serviço Formas de pagamento
Políticas de desconto
Praça (pontos Forma como o bem ou Instalações
de distribuição) serviço é disponibilizado Acesso
ao consumidor Estacionamento
Promoção Forma de divulgar aos possi- Propaganda
veis consumidores a existen- Publicidade
cia de um bem ou serviço e Promoção de vendas
suas vantagens Força de vendas
Os 4 C’s – Relação de características e atributos do MKT interno
VARIÁVEL CARACTERÍSTICAS ATRIBUTOS
Companhia Relação dos colaboradores Plano de carreira
(clientes in- com a organização Benefícios indiretos
ternos) Ambiente de trabalho
Níveis salariais
Custo Forma como são aplicados Gastos com pessoal
os recursos da organização Gastos com novos produtos
Gastos para obter tecnologia
Comunicação Repasse das informações Informativos
dentro da organização Discursos da direção
Comunicação escrita formal
Comunicação informal
Coordenação Forma de relacionamento Planos de incentivos
entre a chefia e os subor- Hierarquia
dinados Programa de promoções
INTER – RELACIONAMENTO DOS MKT’s INTERNO E EXTERNO
PRODUTO COMPANHIA
PREÇO CUSTO
PRAÇA COORDENAÇÃO
PROMOÇÃO COMUNICAÇÃO
Na figura acima, o inter-relacionamento fica evidente devido à correlação entre as variáveis, a exemplo do preço cuja formação está diretamente ligada ao custo.
ATENÇÃO:
“O cliente externo pode ser o alvo, mas o instrumento é o cliente interno”.
O cliente externo é quem compra os produtos e/ou serviços, portanto é dele vem o dinheiro que paga todas as contas, inclusive os salários.
O CLIENTE É A PESSOA MAIS IMPORTANTE DA ORGANIZAÇÃO.